DevOps – Como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

DevOps – Como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

DevOps é um termo que tem ganhado destaque no mundo corporativo. Considerado uma poderosa estratégia, surgiu da necessidade de agilizar entregas na área de tecnologia da informação, sempre buscando ações para desenvolver e aperfeiçoar a comunicação e colaboração, integrando os membros da empresa.

Para que o DevOps seja implantado em sua empresa é necessário mudar seu mindset, objetivando a organização de processos para otimizar resultados, utilizando das ferramentas corretas.

Atender as necessidades dos clientes e desenvolver soluções para os problemas só serão realidades em seu negócio se construir pontes entre todos os membros da empresa, para que organize os processos e melhore sua entrega.

Veja também: Engenheiro de Dados: nova oportunidade em TI

Benefícios do DevOps

Implementar a poderosa estratégia DevOps em seu negócio irá proporcionar diversos benefícios, como a melhora na eficiência da empresa; seus clientes ficarão mais satisfeitos; os processos de sua empresa estarão mais ágeis; haverá redução de custos, devido a organização do método de trabalho.

E esses não são os únicos benefícios, empresas que já aderiram afirmam que há um aumento na produtividade e satisfação de seus colaboradores, que enxergam claramente os resultados e percebem seu trabalho sendo valorizado.

Afinal, como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

O primeiro passo para implementar o DevOps em sua empresa é elencar as metas que deseja alcançar e contar com as ferramentas ideais e eficazes para potencializar o desempenho.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que apostam no DevOps são divididas em cinco grupos, sendo eles: Repositório de código-fonte (Git, CloudForce, TFS, Subversion); servidor de compilação (SonarQube, Jenkins, Artifactory); gerenciamento de configuração (Puppet, Ansible Salt, Chef); automação de teste (Selenium, Water) e infraestrutura virtual (Amazon Web Services, Microsoft Azure e VMware vCloud).

Há alguns pontos que merecem atenção durante este processo. O ideal é que sua equipe tenha uma visualização direta e simplificada de produção, preparo e teste. Cada uma das equipes deve conseguir de forma autônoma acompanhar suas observações de desempenho.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa.

Aliás, o desempenho deve ser um requisito básico e principal de seus produtos. Valorize-o e faça com que sua equipe também note e entenda sua importância. Ele é uma característica que deve acompanhar seu produto dá ideia inicial até a finalização e entrega.

Só há uma maneira de garantir o desempenho total de seu produto: testando-o sempre. Crie um ambiente de teste contínuo, porque o quanto antes receber feedbacks, mas fácil será corrigir erros e melhorar a qualidade de seu produto.

Quando reforçamos a ideia de metas fixas e concretas, é preciso também que elas sejam compartilhadas com seus colaboradores. Toda a equipe precisa estar alinhada e no mesmo ritmo de produção, para que juntos alcancem o resultado esperado.

Concentre e vise sempre proporcionar a melhor experiência ao seu usuário e cliente. É preciso que após a implantação do DevOps eles perceberam uma melhora na qualidade de seu produto ou serviço.

Todo o processo de produção de seu produto deve ser monitorado, especialmente ao que se refere ao quesito desempenho. Em um ambiente completamente automatizado há cinco categorias que merecem mais atenção e observação. São elas:

  • Ciclos de desenvolvimento: nesta etapa é verificado detalhes mais técnicos, como, por exemplo, quantos recursos estão sendo incorporados, quantos erros foram identificados e quantos foram corrigidos e por assim vai;

  • Implementações: quando seu produto falha é necessário saber o que foi responsável, por isso monitorar todo o percurso é fundamental;

  • Vulnerabilidade: conhecer as vulnerabilidades do seu produto permite que pense e defina ações para solucioná-las e entregar o melhor produto final ao cliente;

  • Saúde do servidor: Há diversas formas de realizar este monitoramento e ele irá garantir que a infraestrutura para receber seu produto está em pleno funcionamento;

  • Desempenho do aplicativo: novamente o desempenho do produto está em alta. É necessário garantir que sua produção funcione da forma esperada por você e principalmente pelo cliente.

Esses não são os únicos passos para implementar a poderosa estratégia DevOps em sua empresa. É um caminho árduo e que conta com a mobilização de todos do seu negócio, do presidente ao responsável pela entrega.

Para garantir sucesso no seu processo de DevOps é ideal que conheça muito bem a estratégia e saiba exatamente como implementá-la. Há empresas que podem auxiliá-lo neste momento, como é o caso da 4Linux.

Veja também: Symfony 4: O que mudou?

4Linux

A 4Linux é uma empresa referência em serviços de tecnologia da informação. É líder e referência de mercado em cursos de Linux e open software. Conta com uma equipe de profissionais especialistas altamente qualificados para prestar serviços de consultoria, suporte e desenvolvimento.

Possui mais de cinquenta cursos diferentes, com mais de sessenta mil alunos treinados. É pioneira ao trazer o LIP para o Brasil, que consta em uma metodologia de ensino inovadora.

Curso DevOps

Há diversas formas de conhecer a estratégia DevOps, uma delas é por meio do curso de DevOps da 4Linux. Intitulado “Infraestrutura ágil com práticas DevOps usando Docker, Git, Jenkins, Puppet e Ansible”, todo o conhecimento é voltado para auxiliá-lo no processo de tornar sua infraestrutura automatizada para o desenvolvimento de softwares.

Ao concluir o curso DevOps você estará pronto para planejar a implantação de infraestrutura seguindo as práticas corretas de DevOps e terá contato com ferramentas como Docker, Git, Jenkins, Puppet e Ansible, que serão necessárias no processo de implantação da estratégia em sua empresa.

O conteúdo programático é divido em: “automação com Ansible”; “Administrando e operando o Docker”, “gerencia de configuração com Puppet”; “versionamentos com GitLab”; “integração com Jenkins” e “Rundeck”.

Se você deseja realizar o curso de estratégia DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância

Se você deseja realizar o curso de estratégia DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância

Quais diferenciais do curso de DevOps e como realizar?

Escolher o curso DevOps da 4Linux é a garantia que irá aprender a construir uma infraestrutura rápida e segura para colocar em prática a estratégia DevOps, melhorando os resultados de sua empresa.

Se você deseja realizar o curso DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância. Há diversos horários de turma e você deve escolher o que mais se encaixa em sua rotina. Entre em contato agora mesmo para conhecer uma nova cultura e estratégia de negócio.

Há algumas turmas agendas, são elas:

  • 22/05 a 12/06 – EAD;

  • 11 a 22/06 – Noturno, segunda a sexta, das 18h30 às 22h30;

  • 26/06 a 17/07 – EAD;

  • 02 a 06/07- Diurno, segunda a sexta, das 8h30 às 17h30;

  • 21/08 a 03/09 – Noturno, segunda a sexta, das 18h30 às 22h30.

Para que você consiga realizar o curso sem problemas, é necessário possuir um equipamento com pelo menos 6GB de memória e com suporte a 64 bits, para que consiga emular máquinas virtuais para as aulas práticas.

Por que implementar DevOps?

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos através da estratégia DevOps irá gerar satisfação de seus clientes.

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos através da estratégia DevOps irá gerar satisfação de seus clientes.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa de tecnologia da informação.

Seguindo os passos certos, você terá uma equipe altamente produtiva e satisfeita, que busca sempre proporcionar ao cliente um produto com desempenho impecável. Isso resultará em clientes extremamente satisfeitos e que estarão mais fiéis aos seus produtos.

Conheça mais sobre DevOps, realize o curso da 4Linux e inicie uma mudança de mentalidade na sua empresa, visando o crescimento não apenas dos colaboradores, mas também dos seus usuários.

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos irá gerar satisfação de seus clientes e consequentemente sua marca ganhará destaque no mercado. Não espere mais para usufruir dos benefícios desta estratégia.

Anterior 4Linux lança curso de Engenharia de Dados com Python e Hadoop.
Próxima Implementação e Customização do Moodle para um dos maiores centros de concurso do Brasil.

About author

Você pode gostar também

DevOps 1Comments

Web Scraping: Python, Selenium e BeautifulSoup

Muita gente na internet tem dúvida de como fazer robôs que buscam coisas em sites, baixam conteúdo ou simplesmente executam ações para testar alguma funcionalidade do site, sistema ou algo

Destaques 0 Comentários

Ferramentas do mundo DevOps

Gitlab: um dos sistemas de controle de versão mais usados e baseado no GIT. Permite criar e gerenciar múltiplas versões de código, fazer comparações e aditar alterações. Puppet: normalmente usado

Prometheus: uma nova proposta de monitoramento

Conheça o Prometheus, ferramenta open source de monitoramento adaptada ao atual modelo de TI focada em serviços e opção aos tradicionais Zabbix/Nagios.

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe uma resposta