DevOps – Como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

DevOps – Como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

DevOps é um termo que tem ganhado destaque no mundo corporativo. Considerado uma poderosa estratégia, surgiu da necessidade de agilizar entregas na área de tecnologia da informação, sempre buscando ações para desenvolver e aperfeiçoar a comunicação e colaboração, integrando os membros da empresa.

Para que o DevOps seja implantado em sua empresa é necessário mudar seu mindset, objetivando a organização de processos para otimizar resultados, utilizando das ferramentas corretas.

Atender as necessidades dos clientes e desenvolver soluções para os problemas só serão realidades em seu negócio se construir pontes entre todos os membros da empresa, para que organize os processos e melhore sua entrega.

Veja também: Engenheiro de Dados: nova oportunidade em TI

Benefícios do DevOps

Implementar a poderosa estratégia DevOps em seu negócio irá proporcionar diversos benefícios, como a melhora na eficiência da empresa; seus clientes ficarão mais satisfeitos; os processos de sua empresa estarão mais ágeis; haverá redução de custos, devido a organização do método de trabalho.

E esses não são os únicos benefícios, empresas que já aderiram afirmam que há um aumento na produtividade e satisfação de seus colaboradores, que enxergam claramente os resultados e percebem seu trabalho sendo valorizado.

Afinal, como implementar essa poderosa estratégia em sua empresa?

O primeiro passo para implementar o DevOps em sua empresa é elencar as metas que deseja alcançar e contar com as ferramentas ideais e eficazes para potencializar o desempenho.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que apostam no DevOps são divididas em cinco grupos, sendo eles: Repositório de código-fonte (Git, CloudForce, TFS, Subversion); servidor de compilação (SonarQube, Jenkins, Artifactory); gerenciamento de configuração (Puppet, Ansible Salt, Chef); automação de teste (Selenium, Water) e infraestrutura virtual (Amazon Web Services, Microsoft Azure e VMware vCloud).

Há alguns pontos que merecem atenção durante este processo. O ideal é que sua equipe tenha uma visualização direta e simplificada de produção, preparo e teste. Cada uma das equipes deve conseguir de forma autônoma acompanhar suas observações de desempenho.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa.

Aliás, o desempenho deve ser um requisito básico e principal de seus produtos. Valorize-o e faça com que sua equipe também note e entenda sua importância. Ele é uma característica que deve acompanhar seu produto dá ideia inicial até a finalização e entrega.

Só há uma maneira de garantir o desempenho total de seu produto: testando-o sempre. Crie um ambiente de teste contínuo, porque o quanto antes receber feedbacks, mas fácil será corrigir erros e melhorar a qualidade de seu produto.

Quando reforçamos a ideia de metas fixas e concretas, é preciso também que elas sejam compartilhadas com seus colaboradores. Toda a equipe precisa estar alinhada e no mesmo ritmo de produção, para que juntos alcancem o resultado esperado.

Concentre e vise sempre proporcionar a melhor experiência ao seu usuário e cliente. É preciso que após a implantação do DevOps eles perceberam uma melhora na qualidade de seu produto ou serviço.

Todo o processo de produção de seu produto deve ser monitorado, especialmente ao que se refere ao quesito desempenho. Em um ambiente completamente automatizado há cinco categorias que merecem mais atenção e observação. São elas:

  • Ciclos de desenvolvimento: nesta etapa é verificado detalhes mais técnicos, como, por exemplo, quantos recursos estão sendo incorporados, quantos erros foram identificados e quantos foram corrigidos e por assim vai;

  • Implementações: quando seu produto falha é necessário saber o que foi responsável, por isso monitorar todo o percurso é fundamental;

  • Vulnerabilidade: conhecer as vulnerabilidades do seu produto permite que pense e defina ações para solucioná-las e entregar o melhor produto final ao cliente;

  • Saúde do servidor: Há diversas formas de realizar este monitoramento e ele irá garantir que a infraestrutura para receber seu produto está em pleno funcionamento;

  • Desempenho do aplicativo: novamente o desempenho do produto está em alta. É necessário garantir que sua produção funcione da forma esperada por você e principalmente pelo cliente.

Esses não são os únicos passos para implementar a poderosa estratégia DevOps em sua empresa. É um caminho árduo e que conta com a mobilização de todos do seu negócio, do presidente ao responsável pela entrega.

Para garantir sucesso no seu processo de DevOps é ideal que conheça muito bem a estratégia e saiba exatamente como implementá-la. Há empresas que podem auxiliá-lo neste momento, como é o caso da 4Linux.

Veja também: Symfony 4: O que mudou?

4Linux

A 4Linux é uma empresa referência em serviços de tecnologia da informação. É líder e referência de mercado em cursos de Linux e open software. Conta com uma equipe de profissionais especialistas altamente qualificados para prestar serviços de consultoria, suporte e desenvolvimento.

Possui mais de cinquenta cursos diferentes, com mais de sessenta mil alunos treinados. É pioneira ao trazer o LIP para o Brasil, que consta em uma metodologia de ensino inovadora.

Curso DevOps

Há diversas formas de conhecer a estratégia DevOps, uma delas é por meio do curso de DevOps da 4Linux. Intitulado “Infraestrutura ágil com práticas DevOps usando Docker, Git, Jenkins, Puppet e Ansible”, todo o conhecimento é voltado para auxiliá-lo no processo de tornar sua infraestrutura automatizada para o desenvolvimento de softwares.

Ao concluir o curso DevOps você estará pronto para planejar a implantação de infraestrutura seguindo as práticas corretas de DevOps e terá contato com ferramentas como Docker, Git, Jenkins, Puppet e Ansible, que serão necessárias no processo de implantação da estratégia em sua empresa.

O conteúdo programático é divido em: “automação com Ansible”; “Administrando e operando o Docker”, “gerencia de configuração com Puppet”; “versionamentos com GitLab”; “integração com Jenkins” e “Rundeck”.

Se você deseja realizar o curso de estratégia DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância

Se você deseja realizar o curso de estratégia DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância

Quais diferenciais do curso de DevOps e como realizar?

Escolher o curso DevOps da 4Linux é a garantia que irá aprender a construir uma infraestrutura rápida e segura para colocar em prática a estratégia DevOps, melhorando os resultados de sua empresa.

Se você deseja realizar o curso DevOps da 4Linux, poderá entrar no site oficial e escolher entre a modalidade presencial ou à distância. Há diversos horários de turma e você deve escolher o que mais se encaixa em sua rotina. Entre em contato agora mesmo para conhecer uma nova cultura e estratégia de negócio.

Há algumas turmas agendas, são elas:

  • 22/05 a 12/06 – EAD;

  • 11 a 22/06 – Noturno, segunda a sexta, das 18h30 às 22h30;

  • 26/06 a 17/07 – EAD;

  • 02 a 06/07- Diurno, segunda a sexta, das 8h30 às 17h30;

  • 21/08 a 03/09 – Noturno, segunda a sexta, das 18h30 às 22h30.

Para que você consiga realizar o curso sem problemas, é necessário possuir um equipamento com pelo menos 6GB de memória e com suporte a 64 bits, para que consiga emular máquinas virtuais para as aulas práticas.

Por que implementar DevOps?

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos através da estratégia DevOps irá gerar satisfação de seus clientes.

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos através da estratégia DevOps irá gerar satisfação de seus clientes.

Depois de conhecer todos os benefícios da poderosa estratégia DevOps fica impossível não querer implementá-la em sua empresa de tecnologia da informação.

Seguindo os passos certos, você terá uma equipe altamente produtiva e satisfeita, que busca sempre proporcionar ao cliente um produto com desempenho impecável. Isso resultará em clientes extremamente satisfeitos e que estarão mais fiéis aos seus produtos.

Conheça mais sobre DevOps, realize o curso da 4Linux e inicie uma mudança de mentalidade na sua empresa, visando o crescimento não apenas dos colaboradores, mas também dos seus usuários.

Proporcionar o melhor desempenho para seus produtos irá gerar satisfação de seus clientes e consequentemente sua marca ganhará destaque no mercado. Não espere mais para usufruir dos benefícios desta estratégia.

Anterior 4Linux lança curso de Engenharia de Dados com Python e Hadoop.
Próxima Implementação e Customização do Moodle para um dos maiores centros de concurso do Brasil.

About author

Flavio Muniz
Flavio Muniz 11 posts

Especialista em Marketing Digital referência na busca do Google. É pós graduado em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela Escola de Comunicação e Arte da USP.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Kong API – Instalando o API Gateway e seu Dashboard

Estive envolvido num projeto de migração, algumas aplicações internas para o modelo de micro serviço. No caso, cada parte do código se tornaria um projeto independente, dessa forma, agilizando os

Notícias

4Linux lança curso preparatório para a certificação DEVOPS Master e faz parceria com a EXIN

A 4linux acaba de se tornar um A.T.O. (Authorized Training Organization) do EXIN e juntamente teve o conteúdo de seu treinamento ‘DEVOPS Master’ aprovado, isso significa que o material didático criado

Desenvolvimento

Heroku: infraestrutura pronta para uso em cloud

Heroku é atualmente uma das melhores opções PaaS ( Plataform as a Service ) para desenvolvedores fazerem o deploy de suas aplicações. Essa plataforma é muito utilizada nas startups porque