4Linux no FISL Porto Alegre!

4Linux no FISL Porto Alegre!

A 4linux estará presente em mais um evento, o evento em questão desta vez é o FISL Porto Alegre, que acontece no dia 11 de julho, participaremos com duas palestras:

• Python na Manutenção de mais de 100 mil embarcados
• Como a infra ágil pode contribuir com a cultura DevOps

Desde a primeira edição, o FISL tem como principal valor “a tecnologia que liberta”, incentivando a manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos, no compartilhamento de conhecimento e na luta pela internet livre e neutra.

Em 2018 o FISL será novamente o palco do maior encontro de comunidades de Software Livre do mundo. O evento contará com oficinas práticas nas mais diversas áreas do software livre em específico e ainda da cultura livre de forma mais abrangente e também contará com áreas temáticas como cultura livre, acessibilidade, educação livre, empreendedorismo entre outras.

Entrevistamos os nossos palestrantes Tiago Assunção e Alisson Machado, eles contam como serão as palestras, e o que será apresentado e dicas para quem deseja atuar na área de TI.

Entrevista com Tiago Assunção:

1) Você já participou de alguma edição do Fisl ?

R: Será minha primeira vez na Fisl.

2) Qual será o tema da palestra a ser ministrada no FISL 2018? Pode dar uma introdução sobre o tema?

Python na Manutenção de mais de 100 mil embarcados:
Nesta palestra será apresentada a solução implementada para centralizar, automatizar e permitir que qualquer máquina embarcada do case de um dos maiores Bancos do País seja acessada remotamente para tarefas de gerenciamento e manutenção. As manutenções são orquestradas pelo Fabric, paralelizando e agendando tarefas com o Celery e todo o sistema é mantido por um dashboard em Flask.

3) Qual o ponto de destaque desta palestra?

O grande case do projeto, atuando em todo o Brasil com os caixas eletrônicos da Caixa Econômica:

4) TI é uma área com várias ramificações, qual dica você daria para quem quer iniciar nesta área, porém não sabe qual carreira seguir?

A área de TI tem muitos aspectos. Eu aconselho sempre a procurar um ponto para seguir. Existem vários meios de entender sobre:

  • Procurar uma boa universidade, que te dará bons embasamentos
  • Procurar a comunidade local ou do próprio brasil remotamente. A comunidade sempre tem muita coisa para agregar
  • Participar de eventos, pois além de palestras de várias áreas, o networking é fundamental para desenhar uma boa carreira, os participantes sempre estão abertos para ajudar.

Entrevista com Alisson Machado:

1) Qual tema será abordado?

O tema abortado, será em como a infra ágil pode contribuir com a cultura DevOps, como vamos utilizar práticas de desenvolvimento e de ágil na área de operações e infraestrutura.

2) Poderia fazer uma introdução sobre sua palestra?

Basicamente no início será apresentada uma introdução ao conceito de infraestrutura ágil, quais as ferramentas mais utilizadas, onde elas são aplicadas e depois uma demonstração pratica de como fazer essa gerencia de infraestrutura de forma ágil em ambientes Linux.

3) Você já participou do FILS? O que espera encontrar neste evento?

Já participei do FISL sim, inclusive tem uma palestra gravada onde falo sobre Python e como ele foi utilizado para integrar ferramentas do mundo DevOps.

Inclusive também tenho essa palestra gravada na Python Brasil

4) Qual o ponto alto da sua palestra? O tópico que você acredita que atrairá os olhares das pessoas?

Geralmente as demonstrações práticas e a aplicabilidade dos conceitos e das ferramentas no mundo real que chamam mais a atenção do pessoal, os cases em que trabalhamos também.

5) Para quem deseja ingressar na carreira de infraestrutura, quais dicas você daria sobre esse mercado?

Aprender Linux é a base de tudo e depois estudar as ferramentas de gerencia de configuração e depois containers, mas mesmo sendo de infraestrutura é importante saber pelo menos uma linguagem de programação, eu mesmo indico Python que é uma das mais utilizadas nessa área.

6)TI tem muitas ramificações, alguma dica para quem ainda não decidiu qual área pretende atuar?

Hoje existem duas buzzwords no mercado, sendo uma delas DevOps em que estamos atuando fortemente e a outra é BigData, que é uma área que está crescendo exponencialmente e que também estamos entrando nesta área. Inclusive já temos projetos em um dos maiores bancos públicos do Brasil.

Para maiores informações sobre o evento entre no site: http://fisl18.softwarelivre.org/.

Anterior Terraform — Gerenciando DNS com TSIG
Próxima Instalação do Cuda 9 em distribuições Linux baseadas no Ubuntu

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 59 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Eventos

4Linux estará presente no maior evento PostgreSQL do Brasil.

PGCONF acontecerá nos dis 3 e 4 de agosto em São Paulo e terá a presença de vários palestrantes de renome internacional. São Paulo será mais uma vez o palco

Eventos

Palestra 4Linux no TDC São Paulo

Nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2018 acontecerá em São Paulo o The developers conference, também conhecido como TDC. O The Developer’s Conference é um grande encontro de

Destaques

Meetup – Como a transformação digital está afetando a carreira e as ferramentas dos profissionais de T.I

Transformação digital é a mudança pela qual as empresas estão passando em sua maneira de fazer negócios para  entender e atender o consumidor digital com muita agilidade. Implantação de metodologias