4Linux e Júlio Neves, uma parceria de longa data.

A 4linux e o Júlio Neves são parceiros de longa data, ele ministra os treinamentos de Shell Script da 4linux. Como todos sabem, o Julio é uma referência neste assunto.
Em julho ele ministrou treinamento na Caixa Econômica Federal onde a 4Linux suporta o Linux e outros softwares livres e a aprovação foi grande.
Batemos um papo descontraído com o Júlio onde ele nos conta – com toda a sua irreverência – mais sobre o treinamento de Shell Script, sobre o sucesso dos seus livros e até mesmo dicas para quem deseja atuar na área de TI.

Vale a pena conferir este bate papo.

  • Gostaria que nos contasse um pouco mais sobre o treinamento que ministrou na Caixa Econômica Federal?

Todas as linguagens de programação são coisas sisudas e chatas de se aprender, então, baseado em mais de 20 anos que leciono em ambiente universitário e nas mais de 500 turmas avulsas onde já apliquei treinamento de Shell ou C, desenvolvi uma técnica muito descontraída de dar aulas, de forma que ao final de qualquer treinamento a avaliação dos alunos seja muito boa e todos ficam meus amigos.
Na Caixa não foi diferente. Os concursos públicos atualmente obrigam o conhecimento em Linux, e em decorrência disso já recebemos os alunos com um bom conhecimento, o que torna muito mais fácil a nossa tarefa.

  • Essa parceria com a 4linux já é antiga. Quais os pontos de destaque desse treinamento?

Antiga? É do tempo que o Mar Morto ainda estava ligeiramente adoentado… KKKK. O 1⁰ curso que dei na 4Linux foi para a sua diretoria original, os fundadores, tenho até hoje uma camisa polo que ganhei na oportunidade, que tem no peito o Tux e nas costas “4 LinuxMen” que é o nome original da 4Linux.

  • O seu livro programação em shell linux está na 11ª edição, ao que atribui tanto sucesso?

É muito frequente um livro teorizar, mas não mostrar os pulos do gato, o meu livro, além de completo, ele mostra todas as dicas e macetes que descobri em mais de 30 anos do uso de Shell. Aqui no Brasil, gostamos de tudo que é estrangeiro, mas eu te garanto que o “Programação Shell do Linux” (cujo nome original era “Para Programar em Shell não precisa Texaco” disputa em qualidade com qualquer publicação alienígena.

  • Quais os diferencias que o livro Bombando o Shell – Caixa de Ferramentas Gráficas do Shell Linux trás?

Até onde eu saiba, esse é o único livro que aborda as ferramentas gráfica desenvolvidas para o ambiente Shell. São quatro livros em um, pois fala tudo sobre o Dialog (para servidores) e para estações de trabalho se aprofunda em Zenity, Kdialog e YAD, sendo esse último (disparado) o melhor de todos e ainda muito pouco conhecido/usado.

  • Quais dicas e conselhos você daria para quem deseja se tornar um programador?

Esse conselho eu dou não só para quem pretende ser um programador, mas de forma mais genérica a todos aqueles que pretendem trabalhar com TI: Devido à rapidez das mudanças que ocorrem na nossa área, se quisermos ser bons profissionais, é necessário estarmos sempre estudando para nos manter no estado da arte da profissão. Aconselho veementemente àqueles que não gostam de estudar que escolham outra atividade, na nossa para ser bem-sucedido, é necessário manter-se estudando cotidianamente.

  • Por que Shell script é tão importante na vida de um sysadmin?

Essa resposta seria enorme, então vou tentar sintetizá-la em uma frase: O administrador de recursos (seja ele qual for: sysadmin, sysop, bdadmin, …) usando sua interface gráfica e seu mousezinho consegue fazer qualquer coisa que seu ambiente GUI permite. Sabendo Shell, ele faz qualquer coisa que queira e/ou seja necessário.

Gostaram do nosso bate papo com Julio Neves? Conheça o conteúdo programático do treinamento de Shell Script

Deseja participar da próxima turma que acontecerá em dezembro na 4linux? Preencha um formulário que o consultor irá lhe enviar os valores.

Anterior Caça Talentos – A 4Linux selecionará 10 alunos para realizarem gratuitamente cursos de Python.
Próxima Novidades para build de aplicações no Jenkins

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 59 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

DevOps

Por que aprender Python?

Dizem que se alguém quer trabalhar no Google, o caminho mais simples é aprender Python. Será este o único motivo? De fato, a linguagem Python é intensivamente usada pelo Google.

DevOps

4Linux lança curso preparatório para a certificação DEVOPS Master e faz parceria com a EXIN

A 4linux acaba de se tornar um A.T.O. (Authorized Training Organization) do EXIN e juntamente teve o conteúdo de seu treinamento ‘DEVOPS Master’ aprovado, isso significa que o material didático criado

Notícias

Curso de Puppet, Ansible e Chef com novos conteúdos.

A 4linux busca sempre melhorias e atualizações para que nossos alunos estejam sempre um passo à frente no mercado de trabalho. Desta vez a novidade é que fizemos atualização no