Entrevista com Júlio Neves: Treinamento de Shell Script e Dicas para TI

A 4linux e o Júlio Neves são parceiros de longa data, ele ministra os treinamentos de Shell Script da 4linux. Como todos sabem, o Julio é uma referência neste assunto.
Em julho ele ministrou treinamento na Caixa Econômica Federal onde a 4Linux suporta o Linux e outros softwares livres e a aprovação foi grande.
Batemos um papo descontraído com o Júlio onde ele nos conta – com toda a sua irreverência – mais sobre o treinamento de Shell Script, sobre o sucesso dos seus livros e até mesmo dicas para quem deseja atuar na área de TI.

Vale a pena conferir este bate papo.

  • Gostaria que nos contasse um pouco mais sobre o treinamento que ministrou na Caixa Econômica Federal?

Todas as linguagens de programação são coisas sisudas e chatas de se aprender, então, baseado em mais de 20 anos que leciono em ambiente universitário e nas mais de 500 turmas avulsas onde já apliquei treinamento de Shell ou C, desenvolvi uma técnica muito descontraída de dar aulas, de forma que ao final de qualquer treinamento a avaliação dos alunos seja muito boa e todos ficam meus amigos.
Na Caixa não foi diferente. Os concursos públicos atualmente obrigam o conhecimento em Linux, e em decorrência disso já recebemos os alunos com um bom conhecimento, o que torna muito mais fácil a nossa tarefa.

  • Essa parceria com a 4linux já é antiga. Quais os pontos de destaque desse treinamento?

Antiga? É do tempo que o Mar Morto ainda estava ligeiramente adoentado… KKKK. O 1⁰ curso que dei na 4Linux foi para a sua diretoria original, os fundadores, tenho até hoje uma camisa polo que ganhei na oportunidade, que tem no peito o Tux e nas costas “4 LinuxMen” que é o nome original da 4Linux.

  • O seu livro programação em shell linux está na 11ª edição, ao que atribui tanto sucesso?

É muito frequente um livro teorizar, mas não mostrar os pulos do gato, o meu livro, além de completo, ele mostra todas as dicas e macetes que descobri em mais de 30 anos do uso de Shell. Aqui no Brasil, gostamos de tudo que é estrangeiro, mas eu te garanto que o “Programação Shell do Linux” (cujo nome original era “Para Programar em Shell não precisa Texaco” disputa em qualidade com qualquer publicação alienígena.

  • Quais os diferencias que o livro Bombando o Shell – Caixa de Ferramentas Gráficas do Shell Linux trás?

Até onde eu saiba, esse é o único livro que aborda as ferramentas gráfica desenvolvidas para o ambiente Shell. São quatro livros em um, pois fala tudo sobre o Dialog (para servidores) e para estações de trabalho se aprofunda em Zenity, Kdialog e YAD, sendo esse último (disparado) o melhor de todos e ainda muito pouco conhecido/usado.

  • Quais dicas e conselhos você daria para quem deseja se tornar um programador?

Esse conselho eu dou não só para quem pretende ser um programador, mas de forma mais genérica a todos aqueles que pretendem trabalhar com TI: Devido à rapidez das mudanças que ocorrem na nossa área, se quisermos ser bons profissionais, é necessário estarmos sempre estudando para nos manter no estado da arte da profissão. Aconselho veementemente àqueles que não gostam de estudar que escolham outra atividade, na nossa para ser bem-sucedido, é necessário manter-se estudando cotidianamente.

  • Por que Shell script é tão importante na vida de um sysadmin?

Essa resposta seria enorme, então vou tentar sintetizá-la em uma frase: O administrador de recursos (seja ele qual for: sysadmin, sysop, bdadmin, …) usando sua interface gráfica e seu mousezinho consegue fazer qualquer coisa que seu ambiente GUI permite. Sabendo Shell, ele faz qualquer coisa que queira e/ou seja necessário.

Gostaram do nosso bate papo com Julio Neves? Conheça o conteúdo programático do treinamento de Shell Script

Deseja participar da próxima turma que acontecerá em dezembro na 4linux? Preencha um formulário que o consultor irá lhe enviar os valores.

Anterior Oportunidade única: 4Linux oferece cursos gratuitos de Python e possibilidade de contratação
Próxima Como resolver problemas de dependências de projeto com o servidor de automação Jenkins

About author

Daniela Araujo
Daniela Araujo 58 posts

Responsável pela área de marketing da 4linux, mais de 5 anos de experiência em marketing e tecnologia.

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Notícias

Participe do Beta Test da Certificação LPIC-1 na 4Linux em São Paulo

As provas “beta-test” acontecerão no dia 30/06/2018 na sede da 4Linux em São Paulo, confira abaixo os selecionados para fazerem a prova. O Linux e o mundo open source estão

Eventos

Transformação Digital e os Novos Desafios do Profissional de TI

Transformação digital é a mudança pela qual as empresas estão passando em sua maneira de fazer negócios para  entender e atender o consumidor digital com muita agilidade. Implantação de metodologias

Notícias

4Linux: Retomada segura e gradual dos cursos presenciais em meio à pandemia

Temos que aprender a conviver com o COVID-19. No dia 20/03/2020 – por causa da pandemia do COVID-19 – a 4Linux fechou suas portas para o atendimento presencial. Continuamos tocando