Certificação: 8 dicas para ter sucesso em exames

Certificação: 8 dicas para ter sucesso em exames

Bixo… Se tu quer começar ou avançar sua carreira como profissional de TI, tenho uma notícia e macetes para você conseguir uma certificação e te digo: tem muitas oportunidades de empregos por aí…

Como a maioria das empresas percebeu que o alinhamento da estratégia da empresa com os objetivos/serviços de TI é uma maneira sólida de alcançar o sucesso, o aumento da demanda por especialistas em áreas como segurança da informação/segurança cibernética, gerenciamento de serviços de TI e governança corporativa das atividades de TI não vem como um surpresa.

Atualmente, há uma enorme crise de habilidades de TI, o que significa que os profissionais experientes são bastante escassos no mercado.

Isso significa que há muitas aberturas? Certo! E o pagamento dessas posições é bastante atraente? Mais uma vez, certo! (Pelo menos a maior parte do tempo).

Você pode estar si perguntando, como eu entro nessa? Parece muito bom para ser verdade. Bem, de fato, nao a um segredo para entrar nessa jogada, apenas uma limitação simples: os profissionais devem demonstrar um nível adequado de experiência.

Embora a experiência prática em primeira mão no campo seja geralmente aceita como um requisito insubstituível, leva muito tempo para se tornar um especialista em qualquer área.

Uma ótima maneira de aumentar a sua carreira, ao mesmo tempo em que expandir o seu conhecimento e ser capaz de demonstrar independentemente o seu nível de competência, está na hora de escolher tirar alguma das certificações de TI mais respeitadas. Mas qual é a melhor abordagem? O que é necessário para enfrentar os exames mais desafiadores e ter sucesso?

A resposta curta é bastante simples: com tempo, preparação e dedicação adequados, qualquer desafio pode ser superado. Para uma resposta mais longa e menos filosófica, aqui estão 8 dicas para o sucesso em exames de certificações de TI:

1. Conheça o exame que irá se dedicar

Isso pode soar muito simples, mas seu primeiro passo para o sucesso é conhecer o desafio que você enfrentará. Cada exame terá algum tipo de guia de candidato ou guia de exame e um site oficial, então esses são bons lugares para começar.

O site oficial deve ajudá-lo a encontrar informações básicas sobre a certificação e o exame; provavelmente também fornecerá links para uma grande quantidade de informações muito úteis, como provedores de treinamento oficiais, algumas perguntas de amostra, como essa certificação se encaixa em um caminho de certificação geral, fóruns oficiais e o guia de candidatos/exames.

O guia candidato deve ser sua principal fonte de informação, uma vez que contém detalhes essenciais, como uma visão geral da certificação e do exame, incluindo seu público-alvo, pré-requisitos, quantos e quais tipos de perguntas você está prestes a enfrentar, o tempo atribuído para exame e a marca de passagem.

Em suma, esta informação básica é muito importante para decisões iniciais (como se você realmente estiver interessado em fazer esse exame específico), mas a informação mais importante em um guia de exames é o conteúdo/requisitos da prova.

Isso fornece informações detalhadas sobre os tópicos que serão abordados no exame; na maioria das vezes, também inclui algum tipo de peso para cada tópico, o que significa que, mesmo que você não tenha certeza do número de perguntas em cada assunto específico, você pode fazer um palpite educado. Isso ajuda muito, especialmente na construção do seu plano de estudo.

2. Crie um plano de estudo personalizado

Depois de ler o guia do candidato, mesmo para as certificações de nível de entrada, deve ficar claro que, sem um planejamento adequado, as chances de sucesso no exame cairão muito.

Então, criar um plano de estudo que se adapta às suas necessidades pessoais é essencial; mesmo um tipo de lista simples de ajuda pode ajudar muito. Como mencionado anteriormente, o guia do candidato/exame deve fornecer uma recomendação básica para as horas de estudo necessárias, mas isso é bastante genérico. Para o seu plano de estudo personalizado, você deve considerar fatores como:

  • Em que momento você pretende realizar o exame? Algumas certificações têm datas de exames específicos que só acontecem algumas vezes ao longo do ano, outras podem ser agendadas em questão de dias.
  • Quanto tempo você pode dedicar aos seus esforços de estudo? Se você já está trabalhando, ou tem outros compromissos, você deve planejar e garantir que você possa dedicar tempo suficiente ao básico, como abranger todos os tópicos do exame, tomar e revisar simulações de exames. Isso deve influenciar a decisão sobre o método de treinamento que melhor se adequa a você.
  • Quanto você pode gastar em material de preparação e cursos de treinamento? Para os exames de certificação mais reconhecidos, haverá várias opções, mas você deve considerar ir para material de treinamento oficial ou certificado (livros, bancos de dados de perguntas) e treinamento, pois eles garantem que você tenha uma visão completa de cada tópico abordado durante o exame. Uma ótima opção é obter o livro oficial de pré-estudo e lê-lo no início; Isso pode criar definitivamente uma base sólida para desenvolver suas habilidades/conhecimento com qualquer metodologia de treinamento que você escolheu.
  • Qual o método de treinamento que melhor se adequa a você? Algumas pessoas preferem a auto-aprendizagem, estudando a seu próprio ritmo, enquanto outras podem pensar que não há substituto para a sala de aula, onde várias pessoas podem compartilhar sua experiência e alguns candidatos descobrirão que o treinamento on-line pode ajudá-los a estudar, a qualquer momento. Então, qual é o melhor método? Bem, essa é realmente uma decisão pessoal. Na verdade, se possível, combinar mais de uma opção pode ser uma estratégia sólida.
  • Quão bem familiarizado você já está com os assuntos da prova? Essa é uma pergunta complicada. Mesmo profissionais muito experientes, com bons conhecimentos sobre o assunto da certificação, podem ter dificuldade durante o exame. Sua experiência pessoal pode poupar algum tempo de estudo, mas você deve levar em consideração fatores como o comprimento do exame e a lógica da pergunta. Confiar demais na experiência sozinho é uma estratégia pobre que provavelmente irá levar a resultados ruins.

3. Inscreva-se em um curso preparatório

A decisão de usar uma abordagem de auto-estudo para enfrentar uma certificação de TI pode parecer uma decisão ousada, mas pode não ser a melhor estratégia.

Para iniciantes, algumas certificações podem incluir o treinamento oficial como um requisito básico, mas, mesmo que não seja obrigatório, é importante entender que alcançar o sucesso do exame requer um conhecimento aprofundado de vários assuntos diferentes, mesmo para certs de nível de entrada.

As definições e a compreensão de alguns desses tópicos pode variar, dependendo do ponto de vista de qualquer órgão de certificação responsável pelo desenvolvimento do exame.

Na prática, isso significa que, mesmo que você tenha conhecimento em primeira mão, alguns podem não se aplicar, uma vez que a visão do órgão de certificação pode ser bastante diferente das tarefas que os profissionais costumam fazer no campo.

Passar por um curso de preparação de certificação permite aos candidatos ter a chance de passar algum tempo com um instrutor experiente, com conhecimento real sobre como vencer o exame.

É uma excelente oportunidade para responder todas as suas perguntas, compartilhar experiências e estratégias, e até mesmo fazer algumas redes, se for treinamento em pessoa. Isso resulta em uma maior taxa de sucesso em qualquer exame de certificação.

4. Faça exames práticos

Sempre que disponível, os exames de prática são uma ótima maneira de se testar.

Não é apenas uma questão de ter uma boa compreensão do assunto em que você está sendo testado, mas também saber como as questões estão estruturadas e quais são as pequenas nuances que podem mudar completamente uma frase ou mesmo a questão inteira.

Eu sou fortemente a favor do uso de material de treinamento oficial e um banco de dados perguntas, como sendo a melhor abordagem para imitar o exame real. Uma coisa deve ser clara: a idéia não é memorizar todas as questões.

Isso pode parecer uma maneira fácil de lidar com uma certificação, mas a maioria dos exames pode ter milhares de perguntas em seus bancos oficiais. Em vez disso, tente usar exames de prática como uma oportunidade para descobrir seus pontos fortes e fracos.

Se você está constantemente tendo uma pontuação máxima em um assunto específico, você pode desviar o tempo de estudo para reforçar as áreas nas quais você não fez tão bem.

Além disso, um banco de dados de perguntas adequado não só mostrará a resposta correta, mas também explicará por que é correto e até tem detalhes sobre por que as outras opções estão incorretas; Isso é ótimo para complementar qualquer curso de preparação que você possa ter escolhido.

Outra excelente maneira ‘e fazer um lote de 10 perguntas sempre que você tiver algum tempo livre, mas cada candidato deve fazer uma prova completa simulada pelo menos um par de vezes.

Algumas certificações podem ter mais de 200 perguntas e levar até seis horas, de modo que ter um exame de prática completo irá testar não só suas habilidades, mas também melhorar a sua capacidade de resistência, nível de atenção e concentração.

Quanto aos resultados dos testes de exame práticos, não desanime demais sobre suas primeiras tentativas.

A menos que você seja um examinador experiente, é bastante comum que as coisas se agriem durante a primeira rodada de perguntas, especialmente se você não terminar com seu curso de leitura e certificação.

Aproveite o tempo para estudar e usar todos os recursos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas e, no final do seu plano de estudo, você verá resultados consistentes nos exames de prática.

5. Junte-se à comunidades on-line

Não há falta de material e comunidades on-line para a maioria dos exames de certificação de TI.

Participar em fóruns on-line permite compartilhar dúvidas e estratégias e colocá-lo à vontade.

É comum ter postagens com histórias de sucesso/falhas e qualquer candidato pode se beneficiar com essas dicas. Como encontrar a comunidade on-line adequada, além dos fóruns oficiais óbvios do organismo de certificação, uma pesquisa simples do google com o “nome de certificação + fórum” pode obter alguns bons resultados.

Uma palavra de conselho: a menos que você tenha tempo para ajudar os outros, fique longe de pessoas/postagens tóxicas, como muitos insatisfeitos infelizes ficam online para desabafar sua frustração e isso pode ser desencorajador.

6. Antes do exame

Finalmente, o grande dia está prestes a acontecer. Você está ansioso? Não se preocupe, é bastante comum! Seu foco principal deve ser não se esgotar e estar no seu melhor durante o exame.

Alguns pontos a lembrar:

  • O seu kit de exame está pronto? Você precisará ter um ingresso, carteira de identidade, lápis, borrachas. Isso pode parecer bobo, mas alguns candidatos não conseguem comparecer ao teste por não ter um desses na lista. Certifique-se de verificar o guia de exame/candidato para ver o que é necessário. Você também pode querer ligar para o centro de testes para verificar se tudo está bem.
  • Você está calmo e bem descansado? Acredite, essa dica pode ser tão importante quanto qualquer respeito ao seu plano de estudo. Muitos candidatos falham por causa do esgotamento físico e mental.
    Permanecer até tarde fazendo uma rodada final de estudo pode parecer tentador, mas a leitura de última hora geralmente não é uma coisa boa, e pode mesmo deixá-lo ansioso.
    Se você acha que é importante fazer uma revisão final, faça uma leitura seletiva. Além disso, não se concentre apenas em deficiências. Se você ainda não dominou um tópico específico até agora, talvez prefira se concentrar em melhorar as áreas onde você está bem.
    Uma ótima ferramenta para leitura seletiva é usar resumos ou glossários, que têm muitas informações importantes, algumas das quais você pode ter deixado passar ou perdido contato durante suas sessões de estudo. Quanto ao lado físico, ingerindo (mesmo pequenas quantidades) de bebidas alcoólicas é uma má idéia.
    Em vez disso tente ter uma refeição ligeiramente equilibrada. Se o seu exame for durante a manhã, ter um café da manhã equilibrado e beber agua em abundância é uma maneira muito útil para se certificar de que você está no seu melhor. Se for durante a tarde, evite qualquer excesso durante o almoço.
  • Muitas certificações possuem um horário rigoroso. Os candidatos atrasados ​​não podem ser admitidos se estiverem atrasados. Se você estiver usando o transporte público, verifique as melhores rotas; Se você estiver dirigindo para o certame da prova, certifique-se de saber onde estacionar de antemão.

7. Durante o exame para certificação

É isso mesmo, chegou a hora de brilhar! Respire fundo e lembre-se de que colocar seu plano de estudo na prática garante que você esteja preparado.

Agora, aqui estão algumas dicas de última hora:

  • Esteja ciente do tempo: durante o exame, você pode alcançar um alto nível de concentração que eu gosto de chamar de “a zona”. Isso significa um foco maior, o que é ótimo para a resolução de questões, mas você deve cuidar bem para não perder sua noção de tempo.
    O que pode parecer que os segundos podem ser minutos preciosos, as horas tendem a passar a uma taxa muito rápida, então tenha certeza de que você tenha tempo para passar por todas as questões do exame e, se necessário, preencher qualquer tipo de formulário de resposta.
  • Leve o seu tempo lendo as perguntas: mesmo com um período limitado de tempo de exame, é importante não se apressar em todas as questões. Leve o seu tempo e preste atenção a cada pergunta e opções, certifique-se de entender o que está sendo solicitado, e você terá uma maior chance de resolvê-lo corretamente.
    Se você está fazendo um exame demúltipla escolha, é mais do que provável ter peguinhas (opções que são obviamente falsas) que podem ser rapidamente eliminadas. Você precisa ter 100% de certeza de que uma opção é realmente um pega antes de descartá-la. Também é importante prestar muita atenção a termos como MUITO, MENOS, NÃO, TODOS, NUNCA, SEMPRE, uma vez que eles podem alterar completamente uma frase.
    Esta é mais uma razão pela qual eu enfatizo tanto em usar o banco de dados de perguntas oficiais de exames de prática sempre que possível.
  • Tente relaxar: Qualquer estresse físico pode diminuir a sua capacidade de se concentrar e pensar em linha reta. Se possível, faça intervalos curtos, pelo menos uma vez por hora.
    Estique e relaxe seus músculos e você mesmo. Se você puder, encontre uma maneira de limpar a mente do exame. Isso pode parecer contraditório, mas uma mente relaxada pode ajudá-lo a vencer essa pergunta difícil, você já gasta vários minutos preciosos sem avançar.
  • Lembre-se, não há motivo para entrar em pânico: permanecer calmo, irá melhorar sua concentração. Sim, o exame que você está fazendo é um desafio, então tente se divertir enquanto enfrenta. Acreditar em si mesmo é essencial, se você seguiu seu plano de estudo corretamente, é provável que os resultados sejam ótimos; Caso contrário, você terá muita experiência durante a próxima tentativa!

8. Após o exame

O exame já está acabado e, dependendo do organismo de certificação, os resultados podem ser instantâneos ou levar várias semanas. No último caso, você precisará ser paciente.
No final, é importante entender que, mesmo que você não tenha sucesso em sua primeira tentativa, você já aprendeu com seus esforços, suas habilidades e conhecimento avançaram para um nível superior. Você pode usar isso como motivação para tentar novamente com maiores chances de sucesso.

Se, como esperado, você teve sucesso, parabéns! Agora é hora de verificar se há alguma outra etapa necessária antes de receber sua certificação. Alguns órgãos de certificação podem exigir que os candidatos enviem formulários de inscrição ou sejam endossados, geralmente por outro profissional certificado.
Ambas as situações podem ter um prazo específico que, se for faltado, anulará a certificação.

Além disso, se você estiver disposto, este seria um bom momento para compartilhar sua história de sucesso com seus amigos para dar algo de volta à comunidade. Sua própria história pode ajudar outros candidatos a entender isso, não importa o desafio, pode ser superado.

Anterior Zimbra: com remover e-mail enviado por engano
Próxima BI Ágil: mais produtivo e alinhado à negócio

About author

Joatham Silva
Joatham Silva 3 posts

<p>Joatham Pedro –<br /> Analista de Sistemas Federal, Analista de Segurança/Infraestrutura, Consultoria e Treinamento,<br /> Mestre em Sistemas em Computação, – C|HFI – EMC – LPIC 3 – CLA – </p> <p>http://youtube.com/qualteupapo</p>

View all posts by this author →

Você pode gostar também

Outros assuntos 0 Comentários

Software Livre não é software, é serviço

Software Livre ( FOSS ), apesar de ser um software em seu nome e objetivo, do ponto de vista comercial, deve ser tratado como um serviço e não como um

Outros assuntos 0 Comentários

Certificações Linux – Um passo a frente nos processos seletivos

Quando entramos no mercado da Tecnologia da Informação sempre escutamos sobre  certificações não importando em que especialização você vai focar, se tu optar por redes vai ouvir falar de CCNA

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar este post!

Deixe uma resposta